quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Rotulagem???


Percebemos muito durante todos os anos letivos que existe uma certa marcação da parte dos professores, com alguns alunos. Qualquer erro é muito grave ao ver do professor, a qualquer trabalho que não foi entregue no dia correto o aluno já está deixando por desejar e já não é um aluno com seriedade nos estudos.


Muitos professores conseguem entender os seus alunos, e ajudando-os quando é preciso, mas por outro lado, há os que não deixam espaço, dizem que as cobranças são para ajudá-los, porém, muitas vezes não é isto o que vemos. Ainda assim  tem alunos que podem fazer o que querem e continuam sendo os alunos “queridinhos” dos professores. E então a nota é pela cara do aluno?

Todos devem ser tratados do mesmo modo, não é por um erro ou por uma falha que estamos deixando a desejar. Podemos sim ter errado, mas  o erro é humano, e sempre aprendemos com ele.

Fica ai um recado para os professores!!!

8 comentários:

  1. \o/ é isso aew...
    ta na hora desses professores se ligarem!!!

    Parabéns pelo post =)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Elisa...
    Está começando a se manifestar, fazendo bom uso do teu blog e do poder que ele exerce sobre a formação de opinião junto aos alunos...
    Continue expondo suas opiniões, somente com alunos assim é que conquistaremos várias coisas necessárias, tendo desta forma, uma escola de qualidade.

    ResponderExcluir
  3. Isso infelizmente sempre acontece.
    Muitos professores partem pra ignorância e começam a dar nota pelas atitudes do aluno ou pela cara dele ou quanto o aluno puxa o saco deles ou não. Isso não deveria acontecer de maneira nenhuma, mas acontece. Não se leva tão em conta o que o aluno realmente sabe, mas o quanto ele fica quieto nas aulas e etc.
    Mas, tirando isso... tá puxando briga, Elisa? :P

    ResponderExcluir
  4. Jhonny e Osmar muito obrigada pelas parabenizações e Fabio, pois é isso infelizmente sempre ocorre=/,mas não é a minha intenção puxar briga nenhuma, e sim pra tentar mudar está situação que de uma maneira ou outra é prejudicial para a maioria dos alunos. Respondido? =D

    ResponderExcluir
  5. Querida Elisa...

    Você, como futura professora, deveria entender que uns puxões de orelha sempre são bem vindos numa sala de aula, afinal, pra que professor se os alunos fizessem tudo sem errar nunca??

    Espero que essa opinião, acerca de alguns professores (os quais não merecem tal título), não seja generalizada e inclua todos os professores...

    Sei que temos erros em nossa prática, mas a maioria (falo por mim e por vários colegas que realmente acreditam no próprio trabalho) realmente quer o melhor para vocês.

    Em breve nos será dada razão. Estou certo disso, porque já estive nos dois lados...

    Abração e tentem entender antes de criticar. Mas não deixem de criticar, senão os alunos serão eternas massas de manobra nas mãos de alguns "profissionais" da educação.

    ResponderExcluir
  6. Querido Dani... sei que quase todos os professores sempre querem o melhor para seus alunos, e se eu prosseguir com a carreira de professora quando terminar o magistério pensarei muito em minhas práticas docentes, pensando que posso estar cometendo um erro e buscando melhorar sempre em minha atuação. Antes de fazer a postagem pensei várias vezes se deveria ou não postar, mas veja, está é uma crítica construtiva assim como os professores fazem para seus alunos, entendo muito bem o lado dos professores, na minha postagem de modo algum tentei generalizar até coloquei os dois lados da atuação do professor em sala de aula.
    Você como já esteve dos dois lados, do professor e do aluno, deve ter visto como é difícil para nos alunos encarar está certa "rotulagem" por parte de alguns professores, estão claro sempre buscando o melhor para os alunos. Mas alguns não veem o crescimento dos seus alunos, que também como os professores buscam sempre melhorar. Para que serve a escola se não para aprender?
    Alunos e professores uma questão sempre de grandes debates, os dois lados sempre em busca de novas aprendizagens. Professores que são realmente professores sempre aprendem também com seus alunos, assim como sempre os alunos aprendem com seus professores, que trabalharam muito e se esforçaram para estar dando aula.
    Lembrando novamente, ESTÁ É UMA CRÍTICA CONSTRUTIVA, onde alguns professores dão notas pela cara dos alunos, já vi muito disso não apenas na nossa escola (Érico Verissimo), mas em todas as outras também.
    Está postagem não é apenas a minha opinião, mas sim a de tanto outros alunos que convivem com isso. Ao fazer está postagem quero dizer que não quiz de modo algum puxar nenhum tipo de briga com os professores e nem sair criticando apenas por criticar, quero que a relação entre professores e alunos sempre melhoram.
    Como disse Guimarães Rosa "Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende".

    ResponderExcluir
  7. Concordo com o Fabio. Há professores que se acham superiores aos alunos, e não concordam com opiniões adversas, ou até mesmo correções feitas por alunos, e a partir disto, começam a perseguir o aluno, diminuindo suas notas sempre que possível. E também tem aqueles que só não gostam do aluno, sem motivo aparente. Porém, os piores são os que gostam de puxa-saco. Isso afeta a maioria das professorAs, que simplesmente "ADÓÓÓÓÓRAAAAM suas aluninhas queridinhas", enquanto aos meninos... nota na média, ou abaixo, independente da inteligência deles.

    Se você pretende se tornar uma professora, tome cuidado com esse tipo de rotulagem (meninas queridinhas e amadas/meninos tapados e burros), é o mais comum, principalmente durante o ensino médio (não sei qual área vc estaria pensando em ensinar)

    ResponderExcluir
  8. Oiiii Julio... adorei teu comentário... bem realista, não pretendo não ser professora, quero fazer jornalismo. Infelizmente tudo o que você citou é verdade para alguns professores =/ espero que estes mudam.

    ResponderExcluir